Arqueorede Indica

A Civilização Lacustre e a Baixada Maranhense

#ARQUEOREDEINDICA

A Civilização Lacustre e a Baixada Maranhense é uma coletânea composta por 20 artigos científicos e conta com a organização do Prof. Dr. Alexandre Guida Navarro, professor titular do Departamento de História e Programa de Pós-graduação em História Social e Coordenador do Laboratório de Arqueologia (LARQ) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Os textos contidos no livro abordam o universo das estearias, bem como das sociedades pretéritas que viveram na microrregião da Baixada Maranhense, lugar de incidência desses sítios. Em linhas gerais, os sítios arqueológicos do tipo estearias foram descritos pelo pesquisador maranhense, Raimundo Lopes, como habitações sustentadas por esteios (troncos de madeira) em ambientes lacustres.

Resumidamente, podemos dividir a obra em 04 (quatro) momentos. No 1º momento é apresentado o contexto geral da arqueologia e sua consolidação enquanto campo científico no Brasil, com enfoque também nos estudos pioneiros acerca das estearias. O 2º momento é abordado a Baixada Maranhense, apresentando suas características históricas e naturais, além de uma análise da região sob o viés da geografia humana. O 3º momento é dedicado aos diversos resultados dos estudos das cerâmicas arqueológicas das estearias: características de algumas coleções, estratégias para a conservação desse material e até mesmo interpretações dos apliques zoomorfos presentes nas cerâmicas. Há ainda que se destacar um estudo específico para o material lítico, especialmente lâminas polidas, evidenciados nesse tipo de sítio arqueológico. Por fim, o quarto e último momento da obra, é destinado à compreensão dos padrões de assentamento, a iconografia dos sítios e estudos de caráter etnográfico.

Sem dúvida, “A Civilização Lacustre e a Baixada Maranhense” é uma obra importante para aqueles que desejam compreender melhor os aspectos gerais das estearias, deparando-se, do início ao fim, com uma abordagem de estudos multidisciplinares (característica inerente a ciência arqueológica) bastante estimulante e sólida quanto aos elementos analíticos.

Livro: A Civilização Lacustre e a Baixada Maranhense 

Editora: Café & Lápis e EDUFMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *